top of page

Meet the Penguins - Tiago Cunha

Updated: Feb 13, 2024



1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?

Sim lembro-me, devia ter 9 ou 10 anos quando comecei a ter aulas ao Domingo na piscina do I.S.Técnico. Lembro-me que gostava bastante das aulas… também porque era uma oportunidade de ir a Lisboa.



2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?

Por indicação médica, como tantas outras pessoas... tinha uma ligeira escoliose. Mas tomei-lhe o gosto e apesar de umas quantas pausas pelo meio nunca deixei verdadeiramente de nadar estes anos todos.

Outro desporto que pratiquei – só com amigos, nunca tive aulas – foi ténis. Ainda hoje sou um grande de fã de ténis, mas já não jogo.



3 - Como começaste a nadar no GAN?

Em 2015 nadava na piscina do SLB com o “pinguim” Nuno Afonso, que um dia me falou dos torneios de Masters (que eu não conhecia). Depois falou-me do GAN... e o resto é história!

Muito antes disso, quando era adolescente, treinei e competi em dois clubes do Barreiro: o Ferroviários e o Clube Naval Barreirense.



4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?

Natação pura. Pela adrenalina que se sente nas provas e pelo rigor técnico indispensável!

Durante o confinamento em Maio de 2020, iniciei-me nas AA que gosto mais pelo convívio, pelas paisagens e porque adoro o mar.



5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?

Sem dúvida bruços. Mas gosto de nadar todos, apesar de a costas parecer que o meu cérebro está a obrigar o corpo a fazer coisas de que ele não gosta! 😁

Prova preferida: essa é fácil, 100E! (o que é um pouco estranho porque gosto mais de distâncias longas).



6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?

Ainda no Barreiro, fiz um tarefa de 2000E!... Foi ainda mais difícil porque como éramos 3 na mesma pista, fui eu à frente nos 500m M e nos 500m B.

Mais recentemente, já no GAN fiz um treino de 6000m com o Prof. Abel e uma das tarefas foi 20x100E a sair sempre abaixo dos 2 minutos.



7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?

Lembro-me mal, devia ter uns 13 anos e foi pelo Ferroviários (a prova não deve ter corrido bem, senão lembrava-me!). Sei que a prova não era federada, porque só participei em provas federadas só pelo GAN.



8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?

Sim, quero nadar numa prova internacional de Masters, com as cores do GAN!



9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?

Gostava de fazer novamente o Cluedo noturno e o estágio na Nazaré. Além disto como adoro karting, gostava de fazer uma prova com este grupo.



10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!

Aos 16 anos tive a hipótese de começar a treinar natação mais a sério e federar-me, mas optei pela “boa-vida”. Hoje arrependo-me de ter tomado essa decisão.

Actualmente a natação é para mim uma necessidade e poder fazê-lo integrado neste grupo (de amigos) é espectacular!

Acho incrível o espírito que se vive nos Masters e que me lembra um slogan português de outros tempos: “Só é vencido quem desiste de lutar”!!!

 
 
 

Comments


bottom of page