top of page

Meet the Penguins - Abel Martins

Updated: Feb 13, 2024



1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?

Sim, foi na antiga piscina do Estádio da Luz com 6 anos. Não sabia nadar e tinha medo da água.



2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?

Acabei por seguir o percurso competitivo porque tinha um contexto social e familiar que proporcionou a prática deste desporto, e mais à frente porque comecei a ter resultados relevantes. Gosto de praticar mais alguns deportos, mas nesta fase o que se destaca é o trail running.



3 - Como começaste a nadar no GAN?

O GAN teve origem num clube de uma seguradora (Bonança) que entretanto se extinguiu e que migrou para a Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais (ADCEO), que não tinha vocação para a modalidade.

Um grupo de atletas e amigos - no qual me incluía - achou por bem criar um clube e efetuou as diligências legais necessárias que culminaram com a criação do GAN enquanto associação cultural e desportiva. Teve a sua primeira sede no estádio da luz e nessa fase eu era treinador e competia pelo GAN, pelo que comecei a nadar em provas logo no início do clube.



4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?

Natação pura de caras! Águas abertas só por brincadeira, porque prefiro nadar nas águas serenas e mornas de um plano de água reluzente de uma piscina.



5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?

Costas, porque consigo desfrutar mais nesta minha versão Master. Mas não foi sempre assim. Os meus estilos favoritos sempre foram Crawl e Mariposa, principalmente Mariposa (sobretudo os 200 metros). Depois houve uma fase que foi Bruços, pelo que sempre fiz provas de Estilos. Gosto mais dos 200 Estilos, mas sempre fui melhor nos 400 Estilos.



6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?

40x200 Crawl o que dá 8000 metros a um ritmo intenso e doloroso.



7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)?

Não me lembro da primeira, mas com certeza terá sido um Torregri (que ainda hoje existe para as provas dos cadetes), quando tinha uns 8 ou 9 anos.



8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?

Sim, gostava de ser campeão do mundo, se possível com um recorde do mundo, mas acho que se o conseguir só se for no escalão dos 95-100 anos 😊



9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?

Um Challenge com jogos tradicionais.



10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!

Posso partilhar que tenho imenso orgulho no Grupo dos Amigos da Natação, não só por ter estado na origem do projeto, mas também porque tem gente incrível, tem sabido reinventar-se e caminha, ao fim de mais de 14 anos, para uma maturidade invejável ainda com muito para dar.

Tenho orgulho em pertencer a esta família e por poder contribuir com a minha função para esta nação laranja com um pinguim como mascote.

 
 
 

Comments


bottom of page