Meet the Penguins - Nuno Afonso
- GAN - ACD
- Feb 28, 2021
- 3 min read
Updated: Feb 13, 2024

1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?
A primeira vez, penso que devia ter uns seis ou oito anos e fui com o meu pai e um dos meus primos, para iniciar a adaptação ao meio aquático, no complexo de piscinas municipais de Coimbra. No entanto, as primeiras aulas “a sério” que me recordo, foram durante um Verão nas piscinas municipais da Figueira da Foz.
2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?
Sempre foi um desporto que me despertou grandes desafios, apesar de no início até revelar algum receio. Os principais impulsionadores foram os meus pais, que sempre me incutiram a importância da prática desportiva e principalmente aprender a nadar. Ao mesmo tempo, por indicação médica, foi-me aconselhada a prática desta modalidade. Desde então, o gosto, entusiasmo e a paixão pela natação foi sempre em crescendo.
Em relação a outros desportos, gosto de correr, jogar ténis e tentar uns triatlos de vez em quando.
3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)
Nadei vários anos pela Associação Académica de Coimbra, e após um período de interregno na prática desportiva, quando já me encontrava treinar nas piscinas do Sport Lisboa e Benfica, a Prof. Sónia Cunha falou-me no GAN e desafiou-me a experimentar.
Ao mesmo tempo, aquele que será um futuro atleta master do GAN, o Gonçalo Caldeira, insistiu bastante para que fosse experimentar um treino com a equipa. Após reiterados convites, lá fui… e assim começou a minha aventura na equipa dos pinguins.
4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?
Apesar de praticar e gostar de ambas, penso que a natação pura ainda leva alguma vantagem.
Acho que também será devido ao facto de ter despertado para as águas abertas um pouco mais tarde. Gosto bastante de todo aquele ambiente que se gera em volta das provas e nos campeonatos, do convívio ao longo das competições e toda a adrenalina e misto de emoções que isso me faz sentir.
5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?
O meu estilo favorito, desde os meus primeiros tempos de natação, é o Bruços. Sempre gostei do estilo em si, e também por ter sido um dos estilos que me entusiasmou mais em aprender. Foi igualmente em provas deste estilo, que consegui participar nos meus primeiros campeonatos.
No entanto, o crawl foi sempre um estilo de que gostei e onde me sinto relativamente confortável. Tento sempre trabalhar para melhorar, principalmente os meus estilos de costas e mariposa, dado que a minha prova favorita principal, são os 200m Estilos.
6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?
Esta não é muito fácil, mas destaco duas que me lembro: 2x1000m Estilos e 20x100m Crawl.
7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?
Da minha primeira prova de natação, não tenho presente o local, mas acho que foi uma prova de 100m Bruços. Pelo GAN, lembro-me que foi no torneio de fundo do Inatel, na prova de 200m Bruços.
8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?
Se um dia conseguisse ser campeão nacional no meu escalão, num campeonato, seria um grande feito 😁...
Agora, de uma forma mais realista, gostava de conseguir continuar a melhorar os meus tempos, além de concretizar a minha participação em todas as provas oficiais de piscina longa e curta. No que diz respeito às águas abertas, gostava de um dia ter a coragem de me atrever a participar num evento mítico desta vertente, como por exemplo, a travessia Pico - Faial.
9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?
Já participei em várias actividades organizadas pelo GAN, como sejam, caminhadas, trail running, águas abertas e workshop de fotografia, mas aquela que eu gostava que o GAN voltasse a organizar, seria o GAN Challenge. Da última vez que foi organizado, tive muita pena em não ter conseguido ir.
10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!
Ao longo destes sete anos, que já levo de sócio do clube, tenho uma imensa admiração por todo este projecto, que o Grupo dos Amigos da Natação representa. Fiz grandes amizades e não me esqueço, de todos os que me acolheram e me fizeram sentir integrado desde o primeiro momento. Foi também pelo GAN, que participei pela primeira vez em competições federadas nacionais e internacionais de natação master. A este grande grupo de amigos que gostam de nadar, diria que devemos acreditar sempre que podemos ir mais longe e lutar com afinco pelos nossos objetivos, por mais humildes e modestos que eles sejam, ou por mais utópicos que pareçam ser. Go GAN!
Comentários