top of page

Meet the Penguins - Sidney Rodriguez

Updated: Jul 12, 2021


1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?

Sinceramente não me lembro da primeira aula nem tenho a certeza qual foi a minha primeira piscina! Estou na dúvida se foram as piscinas municipais de Monte Abrãao ou as piscinas do Velhinho Estádio da Luz.

Mas as primeiras memórias que guardei foi de ir para o Estádio da Luz aos sábados de manhã com o meu Pai e de ele depois do treino deixar-me “guiar” o carro no colo dele à volta do estádio... outros tempos!



2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?

Em criança tinha muitas crises de asma, pelo menos uma vez por mês ia visitar o Hospital da Estefânia e já me considerava cliente habitual, tinha a rotina mecanizada: triagem, sala de espera, pacote de leite e bolachas oferecidos pela casa, uma pica e uma sessão de aerossol e ficava fino.

Então os meus pais decidiram seguir a indicação médica de que devia praticar natação, porque era bom para os pulmões. E assim foi.



3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)

Sou GANista recente, o Nuno Afonso recrutou-me no final de 2018, Vinha de uma paragem desportiva de cerca de ano e meio, antes fazia triatlo pelo Os Belenenses e decidi recomeçar pela natação.

Antes do triatlo nadei com o Nuno Afonso, João Marques e o companheiro de pista David Rodrigues (o meu Moisés pessoal, abria-me sempre o caminho na água e lá ia eu tentar apanhá-lo), no Benfica talvez entre 2010/2014 ?! Não memorizei as épocas mas foram muito boas com bons treinadores e óptimos colegas!



4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?

Para treinar e por causa das competições, Natação Pura sem dúvida alguma!

Pessoalmente encaro as provas (e treinos) de Águas Abertas em que participei não como competição mas como um desafio à minha forma física, resistência aos elementos da Natureza (temperatura da água, água doce ou salgado, correntes, vento, sol/calor, etc.) e também à sorte... Requer algum respeito e concentração saber que vais estar rodeado de pernadas/braçadas com viragens pelo meio e muitas das vezes com fraca visibilidade dentro de água.

Para “melhorar” sempre fui fã e consumi sem moderação os filmes Tubarão 1 a 4 do Spielberg... por vezes dava-me um calafrio na espinha, mas ajudava a disparar a adrenalina e puxar mais ainda ahahah!



5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?

Ao longo dos anos fui alternando o meu estilo favorito: em criança era costas porque foi o primeiro estilo que aprendi e que fiz em prova e por ser também o mais fácil na parte de respiração.

Na altura do S.L.Benfica aprendi bruços e foi paixão à primeira vista, adoro sentir o deslize subaquático após a pernada!

Já no GAN melhorei a técnica de crawl de forma a sentir que em provas curtas conseguia melhorar sem ser apenas com a força bruta, o que estava a realmente dar-me muita motivação.

Por fim Mariposa sempre me fascinou mas nunca a dominei de forma a conseguir fazer mais de 50 / 100m em condições. este é o meu objetivo para o futuro!

Apesar de ser mais de resistência do que explosivo, sempre adorei os 25m Crawl e os 100m Estilos.



6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?

Com tanto exercício ao longo dos anos é difícil escolher um, nem consigo!

Mas o que me marcou mesmo foi uma época ainda nas piscinas do S.L.Benfica com o treinador Rui em que genuinamente pensei várias vezes: “ou morro aqui ou um fim-de- semana destes atravesso o canal da mancha”!

Eram treinos inteiros em séries de sprints... na altura tinha um fiat punto de 96 com direção assistida a (muitos) braços e algumas vezes tinha de ficar a descansar antes de conseguir sair do estacionamento..... ainda não atravessei o canal 😉.



7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?

Sim, foi ainda em criança, 25m costas.

Comparativamente com os colegas de treinos até me desenrascava bem, mas nos minutos antes das provas o nervosismo era tal que tinha de ir ao wc e perdi as chamadas umas 2/3 vezes. Cheguei a ter que competir com os escalões seguintes... um desastre completo!



8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?

Infelizmente a situação pandémica actual privou-me de uma experiência única nos Europeus de Masters 2020 em Budapeste [LEN: European Masters Championships], ía com os meus GANistas mais próximos e tanto como feito pessoal como experiência de Vida ficou por realizar.

Ia ser espectacular a todos os níveis fosse qual fosse as marcas que conseguisse, excepto desqualificações isso não me perdoaria!!



9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?

Gostei bastante do estágio na Nazaré em 2019, momento de muito treino mas também de partilha de bons momentos e risadas com o grupo todo. Gostaria sem dúvida de repetir.

E porque não um torneio GAN para membros, ex membros e convidados? E no final uma grande foto de todos seguidos de uma refrescante imperial! haha



10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!

Quem me acompanha sabe como sou nos treinos e até fora deles, tenho os meus objetivos bem delineados mas sou aquele gozão de primeira e encontro aí uma forma de levar os treinos mais puxados e cansativos de uma forma mais leve e alegre. Não sou saco de boxe para só levar porrada, também tenho de aliviar a pressão hahaha!

 
 
 

Commentaires


bottom of page