Meet the Penguins - Maria João Tavares
- GAN - ACD
- May 22, 2021
- 2 min read
Updated: Feb 13, 2024

1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?
A primeira vez que tive aulas de natação deveria ter cerca de 12 anos, nas Piscinas Municipais de Santarém.
No entanto, quando era pequena tinha a ideia que - mesmo sem aprender - se me visse numa situação em que precisasse de nadar, conseguia. Deveria ter cerca de 8 anos quando resolvi atirar-me para a zona sem pé de uma piscina para testar a minha teoria. Com este método científico provei que isso não era possível, mas felizmente um senhor viu-me atrapalhada e salvou-me, caso contrário o GAN teria menos um Pinguim.
2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?
Adoro a sensação de estar dentro de água, é o único desporto que pratico.
3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)
Comecei a nadar no GAN quando numa aula no INATEL com o professor Abel, ouvi as minhas queridas colegas Teresa e Maria José comentarem que no fim de semana tinham estado numa competição, explicaram-me como funcionava e tratei logo de aderir ao GAN.
4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?
Pratico mais a natação pura mas também gosto de águas abertas, desde que me sinta em segurança.
5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?
O meu estilo favorito é bruços, talvez por ter sido aquele que aprendi com mais facilidade. Demorei muito a conseguir nadar crawl.
6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?
Qualquer uma com mariposa é sempre difícil.
7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?
Claro que me lembro, foi em Setúbal nas piscinas ao ar livre [Piscina das Manteigadas], e até ganhei uma medalha de 3º lugar (éramos três).
Adoro ir a competições pelo GAN, temos uma equipa fantástica sem pressão para os resultados, é um convívio saudável.
8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?
O principal objetivo é sentir-me física e mentalmente bem.
Embora tivesse aulas de natação há alguns anos, daquelas que só nos mandam fazer piscinas, só quando comecei a treinar com o professor Abel é que a partir de certa altura deixei de ter dores lombares, algo que em maior ou menor grau tinha diariamente. Chegou uma altura que até já estava a pensar comprar uma almofada lombar mas miraculosamente pouco depois deixei de ter dores.
9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?
Gostava de repetir o evento do fim de semana na Nazaré [1º Estágio GAN] e as caminhadas como as que o Nuno Guerra organizou na Ericeira e a louca caminhada noturna no Halloween.
10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!
Se gostarem de caminhadas recomendo viajarem até ao País Basco francês, a zona dos Pirenéus Atlânticos é fantástica para esse efeito. Tem ainda a vantagem de estar perto da costa o que permite para nadar em água quentinha, porque graças à corrente do Golfo a temperatura da água ronda os 20 graus.
Comentarios