top of page

Meet the Penguins - Tereza Mota

Updated: Feb 13, 2024




1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?

Em criança não tive aulas de natação. Aprendi a nadar na praia de Albufeira com 10 ou 12 anos. Iniciei as aulas de natação já em adulta, na piscina do Inatel em Alvalade.


2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?

Fui aconselhada pelo Cardiologista a fazer Hidroginástica, mas experimentei e não gostei. O médico então sugeriu que fizesse natação e estou muito agradecida pelo conselho.

Na minha adolescência pratiquei voleibol e participávamos em torneios entre escolas. Também fiz ginástica no Clube Atlético de Alvalade. Sempre gostei de atividade física.


3 - Como começaste a nadar no GAN?

Comecei a nadar na Piscina do Inatel em 2005/2006. Em 2006/2007 mudei de Professor e fiquei na aula do Professor Abel Martins. Nesse ano fiz a primeira participação em Torneio pelo GAN.


4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?

Natação pura. Gosto da transparência da água.


5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?

O meu estilo favorito é sem dúvida o Livre (crawl). Crawl é o estilo que me dá mais prazer nadar, flui com naturalidade.

A minha prova favorita são os 200m livres.


6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?

Nadar com objetos em equilíbrio.


7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?

Em maio de 2007 o Professor Abel perguntou-me se eu queria participar, pelo GAN, no Torneio do Inatel. Aceitei o desafio e fui nadar 200m livres. Gostei muito e continuei a participar em provas de natação.


8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?

Tentar nadar os 100m estilos.


9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?

Haver a possibilidade de um 2º estágio era magnífico.

Também tenho saudades das caminhadas que o Nuno Guerra organizava.


10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!

Ter tido a oportunidade de entrar para o GAN foi muito especial e deu novos objetivos à minha vida. Fiz novas amizades numa idade em que já não é fácil fazer amizades. Conheci um grupo de pessoas com um gosto comum, com quem já passei horas muito divertidas. Nadar faz-me bem ao físico e à alma e o balneário é o melhor antidepressivo que conheço. Obrigada GAN!

 
 
 

Comments


bottom of page