Meet the Penguins - "Zezinha" Pereira
- GAN - ACD
- Mar 6, 2021
- 3 min read
Updated: Feb 13, 2024

1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?
A primeira vez que tive uma aula de natação já tinha 52 anos, no ano de 2012. Antes disso não sabia nadar e até tinha medo de meter a cabeça debaixo de água. A minha estreia aconteceu na piscina da Inatel com o professor Abel Martins. A partir daí foi constantemente a aprender!
2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?
Sempre gostei de praticar desporto. Acho que herdei essa paixão do meu pai que durante vários anos foi árbitro de basquetebol e de atletismo, e por isso em miúda fui federada em basketball. Sentia-me muito feliz enquanto jogava, não só pelo prazer do desporto, mas também pela alegria que o meu pai tinha ao ver-me fazer cestos ou a roubar a bola a uma adversária.
Só passados muitos anos voltei a fazer uma atividade física: hidroginástica. Mas enquanto fazia os exercícios dentro de água não resistia em espreitar as aulas de natação que aconteciam nas outras pistas. Até que esta minha curiosidade passou a ser um desejo: queria aprender a nadar! E nadar passou a significar para mim uma espécie de estado de liberdade, um momento em que estou simplesmente comigo, sem preocupações, nem problemas. Atualmente gosto também de fazer caminhadas e espero um dia fazer canoagem.
3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)
Comecei a nadar no GAN porque muitos dos companheiros das aulas de natação motivaram-me a entrar no grupo e nas competições. E a verdade é que foi uma ótima decisão: pela experiência de competir, mas acima de tudo pela união e amizade que sempre vivi no GAN.
4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?
Gosto mais de natação pura. Experimentei uma vez águas abertas, numa prova na barragem de Moura, em 2019. E senti-me muito desorientada dentro água, muitas vezes sem perceber em que direção tinha de ir.
5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?
O meu estilo favorito é bruços porque me sinto muito descontraída. Mas a minha prova favorita em competição são os 50 metros crawl... é aí que sou mais rápida e mais resistente.
6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?
Fazer a viragem com cambalhota. Para mim continua a ser uma tarefa difícil.
7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?
A minha primeira participação foi em Maio de 2013, na prova dos 50 metros crawl. E fiquei logo em primeiro lugar. Em mais ou menos 4 anos passei de não saber nadar, a ganhar uma medalha na minha estreia em competição, graças ao grande mestre Abel!
Depois em Londres, em 2016 [LEN: XV European Masters Championships] , participei pela primeira vez numa prova internacional. Foi outro dos momentos de competição mais marcantes.
8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?
Gostava de conseguir nadar bem mariposa, porque para mim é o estilo mais bonito, pela elegância e força que transmite.
9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?
Um Inter-rail, andar em comboio por toda a Europa com a mochila às costas.
10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!
O meu conselho é que quando sentimos que gostamos de algo devemos arriscar, experimentar e descobrir, seja em que idade for. Porque fazer o que gostamos é que nos faz sentir vivos e felizes!
E para um bom passeio, recomendo os Passadiços do Paiva. Bonitas paisagens e com bons locais para tomar uma banhoca!
Comments