top of page

Meet the Penguins - Maria João Leite

Updated: Feb 13, 2024






1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?

Sou uma pinguim tardia - só com 18 anos é que tive as minhas primeiras aulas formais de natação, na piscina do Instituto Superior Técnico. Até então, tinha um estilo inconfundível a nadar!

Mas, em minha defesa, devo dizer que em menos de um mês passei da turma de iniciados para a mais avançada daquele horário (tal como actualmente, às 7h30 da manhã, às segundas, quartas e sextas-feiras com o GAN). Naqueles dias, baldava-me, sem qualquer sentimento de culpa, às primeiras aulas da manhã da faculdade no Monte da Caparica.



2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?

Sempre gostei de ver provas de natação nos Jogos Olímpicos e, assim que aprendi a nadar, achei que era o meu desporto. Não pratico mais nenhum desporto, a não ser que conte corrida praticada com frequência aleatória…

Nos meus tempos de liceu - Liceu Camões - ainda fiz parte da equipa feminina de andebol, mas não me cativou o interesse por muito tempo.



3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)

Comecei a nadar no GAN por sugestão do Abel em 2018, altura em que também nadava na piscina do Inatel.



4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?

Se vivesse em zona tropical, acho que Águas Abertas fariam parte da minha rotina de natação. Como não me dou bem com água fria e gosto dela transparente, prefiro natação pura.



5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?

O meu estilo favorito é, sem dúvida, mariposa por achá-lo o mais bonito, apesar de o não nadar bem.

Acho que não tenho prova favorita mas, a ter de referir uma, e na minha condição física actual, diria 100m estilos porque consigo nadar os 25m de mariposa.

Espero que de futuro venha a ser 50m mariposa, apesar de para já, me ser difícil nadar mais que isso seguido, ou nadar qualquer distância a seguir a 50m mariposa…



6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?

Todas as tarefas que envolvam apneia, embora já esteja a conseguir ganhar alguma resistência. Mas pior do que isso, tudo o que envolva ficar debaixo de água com a barriga para cima – sensação de quase pânico com as saídas em costas! Que pancada!



7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?

Participei em duas provas não federadas, 50m crawl na piscina dos Anjos, por volta de 2012, 2014. Das duas vezes fiz falsas partidas e depois, por oposição, fui a última a partir, mas consegui não ser a última à chegada…



8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?

Tantos! Eu ainda estou a tentar melhorar a minha técnica e a fazer viragens e partidas... E enquanto isso, ou por causa disso, gostava de melhorar todos os meus tempos.



9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?

Estou curiosa com o [GAN] Challenge que há dois anos foi anunciado.



10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!

Alguém me referiu a travessia desde Vila Franca do Campo até ao ilhéu, na ilha de São Miguel – água quentinha e transparente. Fiquei com vontade de experimentar, desde que bem acompanhada.

Conselhos não tenho para dar, mas gostava de pedir: sugestão de relógio simples para treino de natação porque me perco a contar as piscinas em treinos maiores; nunca sei a quantas ando depois de 300 metros 😉


 
 
 

Comentarios


bottom of page