Meet the Penguins - Inês Carpinteiro
- GAN - ACD
- Oct 3, 2021
- 2 min read
Updated: Feb 13, 2024

1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?
A primeira aula de natação foi com o meu pai, que na altura era Professor no colégio onde eu estudava. Antes de ter propriamente a aula, ele já me tinha ensinado a nadar.
2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?
Quando tinha 3 anos tive um susto na praia, e fiquei com medo da água. Para contrariar esse medo o meu pai insistiu que eu nadasse desde muito pequena e a evolução desse medo foi uma paixão pela natação. Tentei outros desportos, mas nunca me adaptei a nenhum.
3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)
As minhas amigas que foram minhas colegas de natação no Sport Lisboa e Benfica (Juliana Pinto, Susana Martins e Susana Venda) já nadavam no GAN antes de eu começar no clube, como é obvio foram elas que me convenceram a nadar como Master e a juntar-me ao GAN.
4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?
Sem qualquer dúvida, natação pura, é a modalidade que estou habituada desde pequena. Acho a natação em águas abertas um desafio bastante maior (correntes, ondas e frio). As adversidades inerentes às águas abertas fazem-me esquecer a liberdade que sinto a nadar.
5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?
O meu estilo favorito é bruços. A minha prova preferida são 50 bruços, sempre foi e continua a ser.
6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?
A tarefa mais difícil para mim foram 30 x100 (já não me lembro o tempo de saída) num treino com o treinador João Santos na piscina antiga do SLB. Lembro-me que tive muita dificuldade para cumprir a tarefa com os tempos pedidos.
7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?
Não me recordo da primeira prova, sei que parece incrível como me esqueci de um momento destes, mas provavelmente foi por estar muito nervosa.
Lembro-me de várias provas que me marcaram, mas não d'A PRIMEIRA.
8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?
O meu objetivo hoje em dia é não faltar aos treinos e conciliar a minha vida profissional com a natação. Sei que nunca irei melhorar os tempos que tinha quando nadava em competição, por isso o objetivo é treinar regularmente e divertir-me com os meus amigos a nadar.
9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?
Nunca participei nos jogos de praia que todos falam [GAN CHALLENGE], mas talvez fosse uma atividade que gostasse.
10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!
Esta pergunta talvez seja a mais difícil, mas talvez os meus colegas do GAN não saibam que sou do Alentejo e que quando nadava no SLB, vinha todos os dias de lá para treinar. O meu pai sempre foi incansável a levar-me aos treinos e às provas.
Hoje em dia, que sou adulta e tenho idade para ter filhos, compreendo o esforço que os meus pais fizeram.
Comments