top of page

Meet the Penguins - Susana Venda

Updated: Feb 13, 2024




1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?

Lembro-me das primeiras aulas de natação no Verão de 1988/89, tinha eu 4 ou 5 anos, nas Piscinas Municipais de Loulé.



2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?

Na altura o meu tio era o director das Piscinas de Loulé e também treinador do Louletano, na família já havia então o gosto pela natação. Ainda pratiquei ballet por uns 2 anos, mas a natação acabava por me despertava mais interesse.



3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)

Eu terminei a minha carreira de atleta de alta competição no meu clube do coração, o Sport Lisboa e Benfica, e como todos os dias treinava nas piscinas do estádio da Luz, sempre que terminava os treinos cruzava-me com a equipa do GAN. Entretanto, a minha amiga Juliana Pinto, falou-me do GAN e para voltar a nadar e a competir, e aí escolhi o GAN 😊!



4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?

Natação Pura sem dúvida!!! Por ser algarvia, quando era miúda e nadava no Louletano, todos os verões participava nas provas de mar que havia nas diferentes praias algarvias. Gostava de participar e do convívio, mas os resultados nunca eram nada de especial.



5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?

Acho a mariposa o estilo mais bonito da natação, mas Bruços é o meu estilo favorito! Talvez por ter sido dos primeiros que aprendi, por ter tido os melhores resultados, e porque gosto realmente de o nadar!

A minha prova favorita é os 200m bruços, por ser uma prova que exige mais treino e por ter de fazer uma gestão de esforço diferente de uma prova de 50m. No entanto, a prova onde tive melhores resultados foram os 50m bruços.



6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?

Não sei dizer uma... de toda a carreira de nadadora, foram muitas, mas as mais difíceis são as que mais gosto de fazer, pelo desafio e por no final "estar a morrer". Mas quando vemos o resultado desses treinos reflectidos nos resultados das provas, sabe sempre bem recordar essas tarefas/treinos difíceis.

Talvez, a tarefa mais chata (para mim, claro) e da qual reclamava sempre, era os 5 x 1000m. Lembro-me de um treino no clube TAP ter sido assim!



7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?

A 1ª prova não federada, lembro-me bem, tinha cerca de 6 anos de idade e foi na piscina olímpica de Loulé. A 1ª prova federada também foi na mesma piscina mas tinha cerca de 9 anos, pertencia ao escalão de cadetes.



8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?

Nunca deixar de praticar natação por vários motivos, nomeadamente pela minha saúde, pelo desafio, e por ser um "refúgio". Nos dias de hoje o ser humano vive sem tempo, e sempre a correr.

Quando consigo treinar, sinto que desligo da minha vida "sem tempo para nada" e foco-me naquele momento de descontração. Outro objectivo que tenho é dar aulas de natação e ensinar os meus filhos a nadar 😍.



9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?

O GAN é um clube bastante dinâmico e tem sempre muitas actividades, portanto não acrescentaria nada de mais, talvez um estágio de natação num fim‑de‑semana fora de Lisboa.



10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!

Tenho um lema que iniciei quando nadava que é "Insiste, Persiste e não Desiste", que pensava nele nos treinos mais difíceis, nas provas mais exigentes e que uso na minha vida fora da natação!!!

Seja qual for o atleta, para praticar um desporto de competição é preciso exigir muito de nós próprios e ter muita disciplina, por isso o meu conselho é que nunca desistam dos vossos objectivos, mesmo nos dias mais complicados!


 
 
 

Comments


bottom of page