Meet the Penguins - Beatriz Soeiro
- GAN - ACD
- Aug 7, 2022
- 3 min read
Updated: Feb 13, 2024

1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?
Sim! Começei com 5 anos na piscina dos Bombeiros do Cacém (Clube AHBVAC). Tinha aulas aos domingos de manhã, lembro-me de adorar e pedir mais aulas aos meus pais.
2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?
Gosto muito de desportos aquáticos e sempre me disseram que tinha jeito para a natação. Ao longo do tempo fui aumentando o número de treinos por semana e o gosto foi crescendo cada vez mais. Sinto que esqueço todos os problemas quando dou umas braçadas. Cheguei a praticar judo, mas acabei por investir e optar pela natação.
3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)
Começei a treinar no GAN na época 2021/2022. Sou fisioterapeuta e trabalho nas piscinas do jamor, onde o GAN tem treinos. Na altura, tinha o hábito de nadar sozinha e um dia o Francisco [Costa] (treinador do GAN) perguntou-me se estaria interessada em experimentar um treino. Experimentei e adorei a malta e o ambiente. Recebi ainda a touca do João Marques, que me fez sentir logo um membro da equipa!
4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?
Águas Abertas. Ganhei o gosto desde que começei com o GAN. Sempre nadei em piscina e gosto muito da natação pura, mas ultimamente tenho ficado cada vez mais entusiasmada com as provas em águas abertas. Nadar em ambiente natural é espetacular e ajuda-me a relaxar. Permite conhecer novos lugares e sítios espetaculares.
5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?
Crawl é o estilo que mais gosto de nadar, sinto que é o estilo onde consigo um bom deslize com uma boa técnica. Gosto de nadar provas de resistência - 800L e 400L. São as que mais gosto de nadar em piscina.
6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?
No GAN: 10 x 100L a 1'35". O Francisco tentou puxar por mim, mas não consegui completar as 10 séries com o tempo esperado.
7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?
Lembro-me que com uns 7 anos participei nos festivais da natação quando treinava ainda no clube AHBVAC. 20L e 40L (a piscina era de 20 m). Recebi uma medalha de participação e fiquei toda contente! Mais tarde fui participando em provas do clube VII em lisboa e no INATEL.
8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?
Após ter saído do clube AHBVAC por motivos de trabalho, pensei que os meus objetivos na natação teriam terminado. O GAN possibilitou-me voltar a acreditar que ainda consigo atingir objetivos pessoais. Para o ano gostava de entrar na categoria de master, federar-me em águas abertas e em natação pura e participar em mais provas.
9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?
Seria muito giro realizar um estágio de natação fora de Portugal. Para além disso, gosto imenso de atividades radicais, seria muito giro fazer um coasteering com a malta do GAN.
10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!
Pode não parecer, mas quem me conheçe a 100% sabe que sou uma pessoa bastante tímida. Curiosamente desde o primeiro treino que fiz na piscina do Jamor, senti-me logo integrada na equipa, porque me identifico com a mentalidade do GAN e tenho conhecido pessoas espetaculares.
Infelizmente tenho uma personalidade um pouco ansiosa e a natação é sem dúvida a melhor medicação que podia ter. Só tenho que agradecer ao GAN pela oportunidade de poder voltar a nadar com pessoas maravilhosas que fui conhecendo e que ainda tenho para conhecer. Obrigado por me fazerem sentir uma verdadeira pinguim e espero voar bem alto (sabendo no entanto que os pinguins não voam, exceto os do GAN).
Kommentare