top of page

Meet the Penguins - Andreia Tomé

Updated: Feb 13, 2024




1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?

Lembro-me que a minha primeira aula foi aos 3 anos na piscina do Sporting Clube de Portugal.

Associo este período a uma fase de muita brincadeira e diversão.



2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?

A natação foi o primeiro desporto que pratiquei. Aos 3 anos fiquei fascinada pela cobertura insuflável da velhinha piscina do Sporting. Recordo-me de fazer uma birra à entrada da piscina e só sair dali depois de os meus pais me inscreverem. Entretanto os anos foram passando e quis experimentar outros desportos: vela, equitação, ginástica, atletismo, Krav Maga, fitness, hidroginástica... mas a natação continua a ser o desporto em que me sinto melhor.



3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)

Parei de nadar no SCP aos 10 anos, mas em 2015 resolvi que estava na altura de regressar. Comprei uma série de senhas para nadar em horário livre na piscina do Inatel. Até cheguei a ir uma ou outra vez, mas quando olhava para a pista do lado via o professor Abel a dar aulas e achei que seria um recomeço mais entusiasmante... enfim, aqui estou!



4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?

Natação Pura, claro! Águas Abertas só com uma boa dose de calmantes para evitar o stress com o fundo do mar. Tenho pânico de nadar sem ver o fundo.



5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?

Gosto de todos, mas acho mais piada a mariposa e costas. Mariposa porque é um estilo bastante exigente e sinto-me desafiada a cada tarefa. Costas porque foi o primeiro estilo que aprendi a nadar, talvez por isso me faça sentir mais confortável.

Prova favorita?... Talvez os 200m estilos.



6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?

Ui, não me lembro. Foram tantas! Certamente um daqueles treinos em que o professor Abel oculta a pior parte durante a primeira parte do treino 😁.



7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?

Lembro-me! Tinha 9 anos e foi na piscina do Areeiro. Nadei 50 costas. Não me recordo em que lugar terminei, mas tenho memória de estar bastante ansiosa e de não achar muita graça.



8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?

Assim de repente acho que não. A natação voltou a entrar na minha vida como um acontecimento muito positivo que me causa bem-estar e tranquilidade. Ao contrário de tudo o que faço no dia-a-dia, aqui nada é planeado, vai acontecendo.



9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?

Gostei de participar no estágio GAN na Nazaré. Era engraçado repetir a experiência em locais diferentes e conciliar com actividades radicais.

Gosto de viagens e aventura, seria giro conciliar tudo e ainda experimentar desportos novos.



10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!

Hoje em dia, não abdico dos treinos de natação. É o único momento do dia em que me consigo abstrair do stress do dia-a-dia. Tenho de agradecer ao professor Abel fazer o milagre de me abstrair de tudo e naqueles 45 minutos só pensar em sobreviver a mais um treino.

 
 
 

Comentários


bottom of page