Meet the Penguins - Pedro Reis (Luffy)
- GAN - ACD
- Feb 5, 2023
- 3 min read
Updated: Feb 13, 2024

1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?
Sim, lembro-me. Foi com 16 anos pelo Desporto Escolar, nas piscinas do Clube de Natação da Amadora. Na altura não sabia nadar, e decidi aproveitar a oportunidade de aprender com a escola. Apesar não saber nadar, lembro-me que estava muito à vontade dentro água e o processo de aprender foi bastante rápido e natural.
2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?
Antes de aprender a nadar, joguei ténis durante muitos anos. Quando aprendi a nadar, descobri que gostava de estar dentro água e que gostava de polo aquático. Joguei polo aquático no (extinto) EULx desde os meus 17 anos até ao Covid. Com a extinção do EULx devido ao Covid, voltei “às origens” e retomei as aulas de natação, mas no Jamor.
3 - Como começaste a nadar no GAN?
Num jogo de polo aquático pouco antes do Covid, o meu treinador chateou-se com a equipa porque estávamos a nadar muito lentamente, e gritou “…tão lento, a nadar assim mais vale irem para uma travessia!”. Em 2022, juntamente com alguns elementos da minha antiga equipa de polo participamos na travessia da Baía de Sesimbra. Foi lá onde encontrei o treinador Francisco [Costa], que também dava aulas no Jamor, e que me convidou a entrar para o GAN.
4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?
Sinto que ainda não tenho maturidade suficiente para escolher, visto que só participei numa prova de Águas Abertas. Por isso iria para Natação Pura.
5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?
Mariposa. Por ser um estilo desafiante para mim, e que exige esforço e maestria. Atualmente a minha prova favorita são os 50M.
6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?
Foi num treino com o Mister Francisco, onde a tarefa era 4x100E1 @1'30" + 4x 100E2 @1'45". Fiz crawl como E1 e mariposa como E2. No crawl já me foi difícil conseguir os tempos de saída e então na mariposa foi mesmo impossível, pelo que a tarefa se tornou em 800 (400L + 400M). Lembro-me da deceção que senti quando ainda faltavam 100M e perguntei ao Mister se já estava e ele disse que não.
7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?
A primeira prova de Águas Abertas foi a Travessia da Baía e lembro-me que me desorientei e nadei mais do que era necessário.
A primeira prova de Natação Pura foi no INATEL. Estava nervoso, pois habituado às “cerimónias protocolares” do polo aquático, não sabia como é que as coisas se processavam na natação. Tinha medo de fazer alguma coisa mal, mas ao que parece na Natação é tudo “sem rodeios”.
8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?
A curto prazo quero bater os meus recordes pessoais e nadar 100M sem ser desqualificado. A mais longo prazo queria ganhar numa prova da FPN.
9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?
A minha sugestão vai mais no sentido de jantares/almoços de convívio, onde o pessoal se possa conhecer melhor.
10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!
Quando praticava polo aquático era conhecido por Luffy. O nome teve origem num jogo da praxe da universidade e foi levado para dentro do polo por um colega de equipa que me praxou. Como havia mais “Pedros” na equipa o nome ficou. Hoje é o nome que uso em algumas redes sociais e escrevo no material desportivo.
Comments