top of page

Meet the Penguins - Paulo Rasoilo

Updated: Feb 13, 2024




1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?

Devia ter uns 13 anos, o meu pai disse-me que era fundamental aprender a nadar e que eu já tinha idade para isso. Inscreveram-me na piscina dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém. Lembro-me que era aos sábados e que a turma era menor de 14 e era eu mais uma quantidade imensa de miúdos muito mais novos, o que me motivou a aprender a nadar depressa.



2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?

Eu gosto de futebol e vólei, mas qualquer dos dois arruinou-me os joelhos. A natação é um dos poucos deportos em que podemos praticar a um nível razoável durante muito tempo.



3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)

Queria experimentar Águas Abertas e como os bombeiros só têm presença no Inatel, procurei na Internet um grupo para não ir para o mar sozinho.



4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?

Natação Pura porque é muito técnica e estamos sempre a prender aspetos novos. Águas Abertas são apenas para o convívio e estar mais perto da natureza.



5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?

Adoro mariposa pela exigência e pela beleza que proporciona, mas estou refém do bruços onde sou mais rápido. A prova favorita são os 200 estilos.



6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?

Detesto catch-up com pullbuoy e scullings. Quando treinava na cidade universitária, esporadicamente, lá vinham 100 metros disto 😀.



7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?

Lembro-me que foi por volta dos 16 anos nos Bombeiros de Agualva-Cacém aquando do aniversário da corporação; e que foi aí que me apercebi que não basta nadar, mas sim nadar rápido, quando cheguei em ultimo.



8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?

A curto prazo representar o GAN em todas a provas da FPN. A longo prazo um Europeu de Masters.



9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?

Do que eu tenho conhecimento está muito bem assim, apenas falta agendar com a família a caminhada.



10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!

Sou introvertido, necessito mesmo deste espirito dos Masters do GAN para continuar a competir e colher todos os benefícios físicos e mentais que a natação proporciona.


 
 
 

Comments


bottom of page