top of page

Meet the Penguins - Paulo Costa

Updated: Feb 13, 2024




1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?

Não me lembro em concreto, mas deveria ter perto dos 6 anos, algo ao estilo curta metragem de comédia / drama pois não me sentia muito à vontade no mundo aquático:

Foi no tanque / piscina da INATEL com o professor afrodescendente de bigode que não me recordo do nome.



2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?

A natação apareceu por recomendação médica, como acontece com várias pessoas, devido a inícios de asma.

Gosto de praticar vários desportos. Manter o corpo ativo mediante as regras de cada modalidade só por si já é interessante e desafiador. É óbvio que não me dou bem em todos, mas pratico regularmente corrida, ciclismo estrada, BTT, Padel e Triatlo.



3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)

Iniciei-me a nadar em provas pelo GAN no ano da sua criação, iniciativa tomada por um grupo de atletas e amigos "que até nadavam".

Creio que não cheguei a representar nenhum outro clube (excepto possivelmente o ADCEO), numa ou noutra prova para experiência, mas comecei logo a nadar pelo GAN.

Nessa altura estava a família toda a representar o GAN.



4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?

Apesar de já praticar ambas, a escolha é pela Natação Pura. Iniciei recentemente a participação em AA, mas para alcançar objetivos pessoais.

Foi nesse ambiente de piscina fechada que iniciei o modo competitivo, o foco no desporto, a determinação em melhorar a cada treino e principalmente a confraternização envolvida nesses períodos de tempo.



5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?

Sem dúvida o crawl, de todos os estilos é o que se adapta melhor a esta tábua direita dentro de água (já dizia em tempos passados o treinador Nuno Guerra).

Prova preferida são os 100L; mas também os 100E, pela conjugação de todas os estilos a nadar.



6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?

Ichhh... Não me recordo, mas devem ter existido algumas tarefas que custaram mais do que o normal. Possivelmente umas pirâmides de mariposa ou séries de 2 algarismos com tempos de saída intensos. Na fase atual quase todos já são difíceis, mas superáveis.



7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?

Não me lembro da prova em si, mas sei que as pernas no bloco estavam bastante frágeis e devia estar com dificuldades em ouvir pois a partida foi tardia, talvez por causa da touca enfiada até ao máximo 😂.



8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?

Tenho vários objetivos de superação pessoal a nível desportivo, alguns com a componente de natação AA, como o triatlo.

No futuro em AA, objetivo será a estreia em maiores distâncias, mas na natação pura não existe nenhum target previsto.



9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?

Não cheguei a participar, mas fiquei curioso com o [GAN] Challenge na praia.

Também no passado efetuamos o que se podia chamar de pré-epoca, jovens com férias dava para ser 1 semana, mas atualmente algo idêntico a um estágio de 3 dias com atletas do GAN seria um bom meeting.



10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!

Adoro explorar e somar vivências, seja a viajar pelos países a conhecer culturas diferentes, seja a adquirir experiências pelo nosso Portugal, ou mesmo apenas desfrutar do convívio de família e amigos.

Tenho um prazer enorme em superar objetivos que sejam reais, possíveis de alcançar com mais ou menos esforço.

Tenho tendência por gostar de imensos desportos talvez pela adrenalina e adaptação nata, mas por outro lado, também tenho propensão a períodos de serenidade no cultivo no campo.



 
 
 

Comments


bottom of page