Meet the Penguins - Joana Pinto
- GAN - ACD
- Feb 25, 2024
- 2 min read

1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?
Sim, tinha cerca de 5/6 anos e foi na piscina pequena da Damaia que aprendi a nadar.
2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?
Na verdade, não escolhi este desporto. A minha mãe inscreveu-me na natação por recomendações médicas devido ao meu diagnóstico de asma. Mas foi ao longo dos anos que fui ganhando o gosto pelas braçadas. Tirando a natação, sempre tive algum jeito para o atletismo.
3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)
Aprendi a nadar nas piscinas da Damaia e assim que me federei passei a treinar na Reboleira, pelo CNA (Clube Natação da Amadora). Passado uns anos voltei a reencontrar-me com a pinguim Clara Pardal, ex-colega do CNA, que me indicou o GAN. E foi aí que decidi voltar a nadar.
4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?
Natação pura. Já nadei em provas de águas abertas, mas são demasiado agitadas para mim.
5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?
O meu melhor estilo sempre foi crawl pois era onde tinha os melhores resultados, mas também gosto de nadar mariposa. As minhas melhores provas sempre foram as provas longas: 200, 400 e 800L. E também não me saía mal nos 100M.
6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?
Tantas! 10x100M, 100x100L, etc... Mas as piores eram as tarefas de "potência" que consistiam em séries de distâncias curtas (50 ou 100m) com um longo intervalo de descanso, ao máximo.
7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?
Lembro-me, foi o festival de abertura, na Reboleira. Tinha 10 ou 11 anos.
8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?
Neste momento pretendo melhorar os meus tempos. Participar em mais provas e voltar a nadar os 400 e 800L. Mas acima de tudo, divertir-me num desporto que me dá tanto gozo.
9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?
Almoços de convívio em dias de prova.
10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!
Sou técnica de farmácia hospitalar e sou feliz com o que faço. Fui triatleta durante cerca de 3 anos, mas deixei o desporto depois de ter entrado para a faculdade. Estive fora das piscinas durante mais ou menos 10 anos antes de voltar ao GAN. Por fim, posso dizer que sou uma pessoa tímida, mas bem disposta!
Commentaires