Meet the Penguins - Joana Coelho
- GAN - ACD
- Jun 27, 2021
- 3 min read
Updated: Feb 13, 2024

1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?
Lembro… tinha 4 ou 5 anos e os meus pais levaram-me (e ao meu irmão) à piscina do CTAP, um tanquezito de 12 metros, perto do aeroporto. Fui o tempo todo a chorar porque não sabia nadar e tinha medo… após a primeira aula pedi para ir mais vezes 😊! Virei peixinha!
2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?
Nessa altura por motivos médicos. Eu e o meu irmão tínhamos o famoso mau encaixe de ancas e natação era a resposta.
Durante muito tempo fiz corridas (e depois de deixar de competir) mantive-me em ginásios, Krav Maga, Yoga e nos últimos anos Scuba Dive.
3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)
Tinha 23 ou 24 anos e já tinha deixado a competição há muito tempo… estava a ficar mais “fofinha” e não me animava a nadar sozinha. Alguém me comentou que umas equipas treinavam no Inatel e fui lá conhecer.
Estavam lá pessoas do GAN, se bem que o nome e clube ainda não existiam. Ainda demorou 1 ano a ser criado, mas durante 1 ano treinámos e competimos juntos, como um grupo de amigos, mesmo que sem o pinguim ao peito.
Antes de me juntar aos Masters pelo GAN, fiz muuuuuitos anos de competição com o CTAP (que já não existe).
4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?
Natação pura… As águas abertas só passaram a ser mais conhecidas nos últimos anos. Quando era miúda, Águas Abertas significava passar frio e possivelmente nadar nalguma zona radioativa😊. Agora as águas mais estão limpas, há fatos para não se "rapar" frio e grupos dedicados a atividade… Para além disso eu gosto de viragens, o meu ex-treinador sempre me disse que aproveitava para descansar hehehehe...
5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?
Mariposa… ou era! Acho que agora é Costas Clássico! 😁
Em competição fazia 200M e provas de fundo 400L/800L/1.500L e 400E. Tinha bons resultados, mas custava imenso! Eu adorava fazer 50M e 200L, mas reconheço que não era a minha especialidade!
Mariposa é um estilo lindo mas tem de se treinar bastante para o manter, sem arriscar lesões.
6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?
Quando fazia competição o meu treinador adorava as 10x400L ou 5x800L a tirar tempo! E era o pânico. Eu pessoalmente ainda morria mais com o 10x200 ao melhor estilo (sim, era Mariposa).
7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?
A minha primeira prova foi nos Jogos da Cidade, na piscina do Areeiro. Tinha uns 6 ou 7 anos e estava tão "overwhelmed", que quando deram a partida fiquei parada no bloco! Às tantas ouço alguém a gritar “vai” e lá fui. Ainda fiquei em 2º lugar nos 25L. 😁
8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?
Acho que agora só quero manter a forma. Adorava ainda voltar a fazer provas e sentir-me competitiva, mas sem obrigações!
Adorava gostar de Águas Abertas… Talvez o pessoal das AA do GAN me convença...
9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?
Um encontro que incluísse os todos os GANs, novos e antigos. Quem sabe se teríamos regressos hehehehe!
10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!
Apesar de me ter ausentado – emigrei – o GAN mantem-se ativo na minha mente e coração! As amizades que criei no GAN são para a vida – por exemplo até hoje falo todas as semanas com a Adriana Pacheco – e acompanhei pinguins a licenciarem-se; mudarem de emprego; namorarem, casarem, ter filhos, reformarem-se… A palavra-chave em GAN é "Amigos" 😍 !!!
Obrigada por me terem de volta!
Comments