top of page

Meet the Penguins - Gonçalo Caldeira

Updated: Feb 13, 2024




1 – Lembras-te da primeira vez que tiveste aulas de natação? Em que piscina?

É impossível eu conseguir-me lembrar da primeira vez que fui nadar. O meu pai conta-me que me pôs na natação nas piscinas do SLB quando eu ainda tinha meses. Lembro-me que nadava aos sábados de manhã até à abertura das atuais piscinas do S.L.Benfica em 2004.



2 - Porquê a natação? Há mais algum desporto que gostes de praticar?

Natação é um desporto muito completo e sempre gostei muito de água.

Em relação a outros desportos é fácil: Corrida!

A Natação deu-me imensa resistência e condição física para a corrida e quando comecei a correr (por volta dos meus 12 anos) tomei o gosto pela corrida de fundo e, desde então, tenho vindo a combinar a natação com a corrida. Quando nado menos reflete-se na minha corrida.



3 - Como começaste a nadar no GAN? (tinhas algum clube anterior)

Antes de entrar no GAN, em 2012 (16 anos) estava a tentar entrar para a competição no SLB mas uma lesão quando estava finalmente a ganhar ritmo levou-me a abandonar a competição. O treinador da classe de competição, treinador Mário Madeira, entendeu eu tinha espírito competitivo e apresentou-me ao GAN no Benfica que, na altura, era treinado pelo Hugo Rocha.

Logo de início quis juntar-me às provas!



4 - Natação Pura ou Águas Abertas? Porquê?

Não tenho muitas experiências em águas abertas (duas para ser sincero) pelo que não consigo dizer nem que sim nem que não. Quero experimentar de forma mais consistente para ter uma opinião mais concisa. Por agora, Natação Pura, mas sinto que ainda tenho muito que experimentar e desenvolver!



5 - Qual o teu estilo favorito e porquê? Qual a tua prova favorita?

O meu estilo favorito, mesmo quando ainda andava na natação de manutenção, foi sempre Mariposa. Sempre achei majestoso, forte e imponente. Ironicamente é um estilo que me obriga a ser um pouco do meu inverso: é um estilo que exige flexibilidade e relaxe entre momentos de força. Talvez possa aprender a “ser melhor do que aquilo sei que sou porque eu sei que sou melhor do que aquilo que sei que sou!”



6 - Qual a tarefa em treino mais difícil que já fizeste?

A mais difícil que fiz? Quando? É bastante difícil responder com exatidão. Lembro-me que haviam tarefas acessíveis que me foram difíceis porque estava desconcentrado e lembro-me de tarefas difíceis como 1000m 1ºestilo (mariposa, no meu caso) que me foram agradáveis.

As tarefas mais difíceis são as que, para aquele dia, não se sinto apto a tal. “Quem nada por gosto não cansa” portanto mesmo quando acabo uma tarefa e estou ofegante será que esta foi difícil?



7 – Lembras-te da tua primeira participação numa prova de natação (federada ou não)? No caso de não teres participado já pensaste em tentar um dia?

A minha primeira prova foi no Ginásio Clube Português pelo SLB. Não era federado mas foi a que me iniciou na competição. Lembro-me de ter nadado Bruços e Mariposa e ainda ter feito uma estafeta de estilos. Foi também onde recebi as primeiras medalhas: em Mariposa fiquem em terceiro e na estafeta ficámos em segundo.



8 - Tens algum(s) objetivo(s) que ainda queiras realizar relacionado(s) com a natação?

Tenho sim, claro! E já tenho a proposta para o realizar! QUERO IR A UNS MUNDIAIS DE NATAÇÃO!

Gosto de competição e poder nadar nuns mundiais seria um sonho realizado! Ser federado foi durante muito tempo um objetivo que julgava ser inalcançável e agora, graças ao GAN, posso mesmo pensar em mundiais.



9 – Que atividade gostavas que o GAN organizasse?

A atividade que eu gostava que fosse organizada é a mesma que me foi pedida para organizar: uma corrida. Ainda não me esqueci e frequentemente penso nela conforme os percursos que faço, mas continuo sem conseguir concretizar tal atividade, infelizmente.



10 – Relata algo que gostarias de partilhar sobre ti que não tenha sido falado na entrevista!

Deixo a proposta de participarem ou assistirem às provas. Não há forma melhor de entender o que sinto ao aparecer numa prova: conhecer a equipa, entender o espírito, entender o que é a adrenalina da natação.

 
 
 

Comments


bottom of page